Rômulo Augusto, também conhecido como Rômulo Augústulo ("pequeno Augusto"), foi o último imperador romano do Ocidente, reinando de 31 de outubro de 475 até sua deposição por Odoacro em 4 de setembro de 476. Sua deposição é frequentemente considerada o marco que assinala o fim do Império Romano do Ocidente e o início da Idade Média.
Contexto Histórico
* Declínio do Império: O Império Romano do Ocidente, no século V, enfrentava crises políticas, econômicas e militares, com invasões bárbaras e instabilidade interna.
* Ascensão de Orestes: Orestes, pai de Rômulo, era um general romano que depôs o imperador Júlio Nepos e elevou seu filho ao trono.
Reinado e Deposição
* Curto Reinado: Rômulo Augusto ascendeu ao trono ainda jovem, com cerca de 10 anos, e seu reinado durou apenas dez meses.
* Odoacro: Odoacro, líder dos hérulos, um povo germânico, liderou uma revolta militar que culminou na deposição de Rômulo Augusto.
* Fim do Império: Odoacro não se proclamou imperador, mas sim rei da Itália, enviando as insígnias imperiais para o imperador romano do Oriente, Zenão, simbolizando o fim do Império Romano do Ocidente.
Legado
* Marco Histórico: A deposição de Rômulo Augusto é um evento simbólico que marca a transição da Antiguidade Tardia para a Idade Média.
* Fim de uma Era: O fim do Império Romano do Ocidente representou o colapso de uma das maiores e mais influentes civilizações da história.
Curiosidades
* Rômulo Augusto tinha o nome do lendário fundador de Roma, Rômulo, e do primeiro imperador romano, Augusto.
* Após sua deposição, Rômulo Augusto viveu em exílio na Campânia, com uma pensão concedida por Odoacro.
* Apesar de ter sido deposto, Júlio Nepos ainda era considerado o imperador legítimo do ocidente até sua morte em 480 d.C.
Espero que estas informações tenham sido úteis.
0 Comentários